Outubro Rosa: Entenda como é feita a mamografia

como é feita a mamografia

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Neste Outubro Rosa, queremos divulgar as informações sobre a prevenção do câncer de mama e uma das formas de fazer isso é contar como é feita a mamografia.

A campanha já tem mais de 30 anos e se dedica a popularizar o cuidado e divulgar informações sobre a prevenção. Especialmente porque pesquisas recentes indicam que o câncer de mama corresponde a 24,5% de todos os tipos de câncer que surgem em mulheres anualmente.

Todos os anos, cerca de 2,3 milhões de óbitos acontecem em decorrência do câncer de mama. A taxa de mortalidade atual fica entre 14,23 a cada 100 mil pessoas, o que o coloca como um dos mais letais.

No Brasil, mais de 60 mil casos foram detectados em 2021. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) ainda apresentam a eficácia do diagnóstico precoce, garantindo 95% de chances de recuperação.

Para isso, especialistas indicam a realização da mamografia como principal forma de reconhecer a doença nos estágios iniciais, quando ainda tem menos de 2 a 3 cm e o toque não consegue identificá-lo.

Outubro Rosa
Foto: Freepik.

Como é feita a mamografia?

O cuidado é a principal forma de prevenir o surgimento de casos de câncer de mama. A doença se caracteriza pelo crescimento anormal do número de células de determinada região das mamas. 

Embora tenha rápido avanço, o caso responde bem diante do tratamento precoce. Para isso, o acompanhamento médico regular é essencial e pode determinar a manutenção da saúde.

O rastreamento pode garantir uma redução de 10% a 30% na taxa de óbitos em decorrência da doença. E esse acompanhamento é feito através da mamografia.

No caso da necessidade de mamografia, também chamada mastografia. Ela acontecerá de forma rápida utilizando um mamógrafo, aparelho que aplica uma pequena porção de raios-X sobre as mamas para identificar microcalcificações, assimetrias, lesões ou nódulos.

Para isso, é pedido que a paciente use duas peças de roupa para que a primeira seja retirada para a realização do exame. Então, as mamas são colocadas entre  as 2 placas do mamógrafo que irão comprimi-las vertical e horizontalmente para detecção.

No dia será pedido para que a pessoa que irá realizar não utilize qualquer produto nas axilas e na região dos seios, como desodorantes, talcos e perfumes. Eles podem afetar os resultados finais.

Embora não machuque, a mamografia causa dor. Para evitar que seja aguda, procure marcar a mamografia entre o 5° e o 10° dia após o início da última menstruação.

Outros cuidados são manter uma dieta rica em ácido linoleico e gama linoleico por pelo menos dois meses antes das análises. Eles são encontrados no azeite de oliva extravirgem, na castanha-do-pará e até no salmão.

Quando a mamografia é necessária?

A recomendação é que a visita ao ginecologista aconteça anualmente. No entanto, somente após os 40 anos há a indicação de que seja realizada a mamografia. As informações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) apontam que todos os anos o exame seja realizado até que se alcance os 75 anos.

Mulheres a partir de 35 anos que tenham histórico de câncer de mama em familiares de primeiro grau também podem realizar. Para pessoas mais jovens que possuem histórico, o ultrassom e ressonância magnética também podem ajudar.

O exame não pode ser feito em gestantes e lactantes. O mesmo com pessoas que colocaram próteses mamárias há menos de 6 meses.

No entanto, existe uma exceção. Se durante a gravidez há a suspeita de câncer de mama, a mamografia é realizada para que o médico responsável chegue a um diagnóstico rápido.

 

Cuidar da sua saúde é priorizar a vida

Ainda existem muitos mitos e tabus relacionados à mamografia e é nosso trabalho desmistificá-los e fazer a informação circular. O primeiro passo é falar que o exame é simples e traz um resultado de alta confiabilidade. 

A atuação dele no diagnóstico agilizado do câncer de mama pode salvar vidas e garantir uma redução bastante expressiva nos casos.

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a maior parte das ocorrências acontece entre pessoas sem histórico familiar. Portanto, visitar um ginecologista anualmente é a melhor forma de priorizar você.

Não deixe de fazer o exame.

O Hospital São Camilo está aqui para te auxiliar e prestar um atendimento especializado durante a sua mamografia. Privacidade, segurança e bem-estar são nossas prioridades durante o cuidado com a sua saúde.

Conte conosco!

 

Entenda mais sobre isso: Meses coloridos: o que representam?

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

Uncategorized

Exame Doppler Vascular

O exame Doppler Vascular é uma ferramenta muito importante para a medicina moderna, especialmente no campo da angiologia e da cardiologia.  A saúde vascular é

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório