Meses coloridos: o que representam?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Provavelmente você já ouviu falar sobre novembro azul, outubro rosa, setembro amarelo. Mas, você sabia que existem outros “meses coloridos”? E que esses meses tem diversos significados?

Primeiramente, é necessário perceber que todos esses meses coloridos são usados para prevenção, conscientização ou para avisar que alguns problemas de saúde e doenças existem. Além de, obviamente, ensinar como tratar ou combater.

Então, vamos entender porque e como isso acontece. Lembrando sempre que algumas cores são repetidas e alguns meses tem mais cores, mas só para conseguir representar todas as causas.

Mas, como tudo começou?

Se você pensou com o já conhecido Outubro Rosa, você está correto! O primeiro “mês colorido” em conscientização de algo foi esse. E isso faz tempo, já que em 2002 foi a primeira vez que, no Brasil, existiu alguma ação de conscientização chamando atenção para o mês e cor.

Apesar disso, desde os anos 90 o mês “Outubro Rosa” é conhecido mundialmente.

Já em 2011, o mesmo formato de campanha criou o Novembro Azul. Esse mês foi criado pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida. 

Desde então, entidades civis, organizações não governamentais e associações médicas vem tentando trazer cada vez mais visibilidade para diversos problemas de saúde, doenças e problemas da sociedade. 

E nestes casos podemos citar os dois já comentados acima, contra câncer de mama e de próstata, além da conscientização sobre o autismo e a morte no trânsito.

E como representar cada mês?

Para isso, precisamos lembrar que cada mês pode ter mais de uma cor, além de cores serem repetidas durante os meses. Ou seja, em alguns casos podemos ter que selecionar o que seria melhor para você representar.

Outro fato a se atentar é que, em alguns casos, não existem leis ou um calendário oficial que promova o mês colorido em questão. Mas, não é por isso que deixamos de ter atenção com ele, não é mesmo?

Então, preste atenção no que você acha que vale seu posicionamento, seja ele pessoal ou empresarial. Desta forma, você consegue selecionar quais os meses coloridos – e seu significados – que representam melhor sua escolha.

Ou seja, levando pelo lado dos “mais famoso”, a maioria das instituições apoiam o Setembro Amarelo – prevenção ao suícidio -, o Outubro Rosa – prevenção e combate ao câncer de mama – e o Novembro Azul – prevenção e combate ao câncer de próstata.

Além disso, é bom lembrar sempre que os meses são indicados com um pequeno laço colorido. Esse laço remete ao mês colorido apoiado. Dessa forma, é sempre fácil saber qual mês está sendo apoiado.

Agora, vamos lá. Te apresentarei alguns dos meses coloridos. Talvez alguns você já conheça, talvez outros você nunca tenha ouvido falar, mas eles existem.

Janeiro

Em janeiro temos mais de uma cor representando o mês colorido: o  “Janeiro Branco”, o “Janeiro Roxo” e o “Janeiro Verde”. Cada um com sua causa específica. 

Para se entender, o Janeiro Branco representa a conscientização da saúde mental. Organizado por psicólogos, o mês foi criado pela instituição Janeiro Branco. Assim, a organização escolheu o mês por ser uma época onde as pessoas promovem sentimentos favoráveis, como esperança. Para eles, a saúde mental é primordial para o bem-estar geral.

Janeiro também traz o Janeiro Roxo, que é conhecido por trazer o combate à hanseníase. Esse mês colorido é responsável por conscientizar e combater essa doença crônica, além de informar sobre tratamentos.

Além disso, o Janeiro Verde, ou Janeiro Verde Piscina, é utilizado como forma de conscientização e combate ao Câncer de Colo do Útero.  

Fevereiro

Fevereiro é marcado por duas cores. Além do Fevereiro Laranja, temos o Fevereiro Roxo, que traz conscientização de três coisas diferentes.

Começando pelo mais simples de explicar, o Fevereiro Laranja é o mês de conscientização da Leucemia, uma espécie de câncer no sangue. Além disso, existem campanhas para a doação de medula óssea durante este mês.

Já o Fevereiro Roxo é representado por três causas: conscientização da lúpus, do mal de Alzheimer e da fibromialgia. Assim, como já havia comentado, alguns meses coloridos e algumas cores podem ter mais de uma causa.

Março

Em março temos duas cores e significados diferentes: Março Azul Marinho e Março Vermelho.

O Março Azul Marinho é o mês dedicado à campanha sobre a prevenção ao câncer colorretal. Neste mês, ações como debates e palestras apresentam ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer colorretal. 

Além disso, no Março Vermelho, o mês colorido é utilizado para campanhas orientadas ao câncer de rim. Geralmente a segunda quinta-feira de março é tido como o Dia Mundial do Rim e, por essa razão, utilizam do mês para a conscientização.

Abril

Em abril, duas cores representam o mês, trazendo diferentes significados. Enquanto o mais conhecido é o Abril Azul, também temos o Abril Verde.

O Abril Verde representa o mês da Segurança e Saúde no Trabalho. Esse mês é representado por isso pelo Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho cair no dia 28 deste mês. Durante esse mês, palestras e ações tentam colocar nas empresas a cultura baseada na segurança do trabalho.

Ainda em Abril, temos o Abril Azul, que é a data mais conhecida neste mês. Neste mês colorido a conscientização é para o transtorno do espectro autista. O autismo atinge uma a cada 54 crianças. O mês é escolhido por abrigar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é comemorado no dia 2.

Maio

Maio é mais um dos meses com mais de um significado colorido. Desta forma, em maio temos dois significados: Maio Amarelo e Maio Vermelho.

No Maio Vermelho, temos o mês de Prevenção da Hepatite. Com diversas formas de se contrair a doença – como infecção, intoxicação por medicamentos ou substâncias. A hepatite é uma inflamação do fígado, que atinge uma grande parte da população.

O mês de maio também tem o Maio Amarelo, que é o mais conhecido pelo público geral. Este mês colorido é utilizado para conscientizar as pessoas quanto à prevenção de acidentes de trânsito.

Junho

Junho também tem mais de um significado em cores, com duas conhecidas: Junho Laranja e Junho Vermelho.

O significado do Junho Vermelho é simples e direto: o mês de conscientização da doação de sangue. O mês todo é focado em ações para a doação de sangue.

Já o Junho Laranja tem dois significados: Prevenção à anemia e, mais uma vez, conscientização da leucemia. Com esse mês, a ideia é explicar cada vez mais os problemas causados pela falta de ferro no sangue, além de conscientizar sobre doação de sangue e medula.

Julho

Julho tem apenas uma cor, é o Julho Amarelo. Porém, não é por só ter uma cor que o mês tem menos significado: o mês é marcado pela conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.

Em ambos os casos, o mês é marcado por palestras e ações para a conscientização da população acerca de ambos os problemas de saúde. Dessa forma, é comum encontrarmos algumas ações para explicar sempre os detalhes de cada doença.

Agosto

Em agosto só temos uma cor também. Esse mês é conhecido como Agosto Dourado. Este mês é dedicado à importância sobre o aleitamento materno. Neste mês é comemorado a “Semana Mundial da Amamentação”, entre os dias 1 e 7.

Setembro

Setembro, talvez, seja o mês colorido com mais significados que conhecemos. Com o mais famoso sendo o Setembro Amarelo, pela causa da saúde mental e prevenção ao suicidio, o mês ainda conta com Setembro Vermelho e Setembro Verde.

Setembro Vermelho é o mês em conscientização sobre a saúde do coração. Nesse mês, ações tentam conscientizar a população sobre a saúde do coração.

Já o Setembro Verde tem como função a Conscientização da Doação de Órgãos e Prevenção ao Câncer no Intestino. 

Outubro

O mês de outubro tem um dos meses coloridos mais conhecidos. Porém, além do Outubro Rosa, que faz a conscientização sobre o câncer de mama, o mês ainda possui o Outubro Prata.

Nesta segunda coloração a ideia é a conscientização e combate a artrite reumatoide. A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações do corpo. Apesar disso, sua causa ainda é desconhecida.

Novembro

Novembro também tem um mês colorido mais conhecido, já que o Novembro Azul é de conhecimento da população, o mês de prevenção e combate ao câncer de próstata. Porém, o mês ainda abraça o Novembro Dourado.

Neste segundo, a ideia é a conscientização da população acerca do Câncer Infanto-Juvenil. Com palestras e ações, a ideia é que as pessoas conheçam as ações para apoio e suporte à famílias que passam por essa situação.

Dezembro

O ano encerra com mais duas ações de meses coloridos. Desta vez, dezembro abriga o Dezembro Laranja e o Dezembro Vermelho.

O Dezembro Laranja é conhecido por combater o câncer de pele, situação que pode ser agravada por dezembro ser o mês das férias, onde pessoas se expõem mais ao sol e, muitas vezes, sem o cuidado necessário. 

Já o Dezembro Vermelho é o mês de prevenção contra a AIDS. Em ações realizadas entre entidades e sociedade é lembrada a importância da prevenção e proteção contra a AIDS.

Apesar de todos esses meses coloridos significarem tantas coisas diferentes, não deixe de esquecer que o Centro Hospitalar São Camilo estará sempre perto de você para te ajudar a cuidar da sua saúde.

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

Problemas digestivos
Uncategorized

Problemas digestivos comuns

Quando se trata da saúde digestiva, muitos de nós experimentamos desconfortos ocasionais, enquanto outros podem enfrentar problemas mais persistentes. Os distúrbios digestivos são comuns e

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório