Você sabe o que é o Agosto Dourado?

Agosto Dourado

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Durante o ano, todos os meses são representados por cores. Essas cores tem como função simbolizar lutas e incentivos, sendo a do mês de agosto a cor dourado.

Assim, o agosto é conhecido como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação.

A escolha da cor é simples, feita pela cor dourada estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, levando mais saúde para a criança.

Para se ter ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), são salvas mais de seis milhões de vidas por ano pelo aumento das taxas de amamentação.

Isso porque, segundo os mesmos órgãos, o alimento mais completo para os primeiros meses de vida da criança é o leite materno.

Tudo isso porque o leite materno contém todas as proteínas, vitaminas, gorduras, nutrientes e a água que são necessários para manter a criança saudável.

Se você quer entender melhor o Agosto Dourado, porque é tão importante a amamentação e como isso salva vidas, esse artigo é para você.

 

O que realmente é o Agosto Dourado?

O Agosto Dourado é o mês focado para a luta, incentivo e conscientização do amamantamento materno para as crianças.

Segundo estudos, o leite materno é o alimento mais rico em proteínas, vitaminas, gorduras, água e nutrientes para as crianças de até seis meses.

Dessa forma, não é errado que a mãe amamente sempre a criança, indiferente de horário ou quantidade.

Desse modo, segundo a Unicef e a OMS, o número de vidas salvas pode chegar a seis milhões, já que o leite materno tem mais de uma função na vida da criança.

Assim, por ser considerado o alimento ouro para as crianças, o mês de Agosto é lembrado como o Agosto Dourado.

Isso porque, além de todas proteínas, vitaminas e afins, o leite materno é fundamental para a saúde e desenvolvimento dos bebês.

Já que, ao ingerir o leite, o bebê tem um fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo os riscos de obesidade, do desenvolvimento de diabetes e outros problemas, como diarreia e infecções respiratórias.

É importante lembrar que entre os dias 1 e 7 de agosto é comemorado a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

 

Por que é necessário a conscientização?

Bem, embora não pareça, existem muitas mães que não sabem – ou ignoram – a importância da amamentação.

Desse modo, a amamentação pode ser um problema que leva o número grande da mortalidade neonatal, que é a que acontece até o 28° dia de vida da criança.

Além disso, a amamentação pode trazer algumas vantagens para a mãe também, afinal, diminui o risco de desenvolver câncer de útero e câncer de mama.

Vale lembrar que o aleitamento materno é recomendado até os dois anos de idade, sendo o único alimento que a criança deve ter até os seis meses.

Segundo um estudo realizado em 2019 pelo Ministério da Saúde, cerca de 53% das crianças brasileiras são amamentadas por um ano de vida.

Dessas crianças, cerca de 2 a cada três têm a primeira amamentação acontecendo ainda na primeira hora de vida.

E também é necessário salientar que a amamentação auxilia na redução do tempo de internação, quando o bebê necessita de cuidados intensivos.

Então, desse modo, é garantido que a maioria das crianças brasileiras, além das mães, estejam de acordo com a saúde e preparadas para um futuro melhor.

Ao aumentar as taxas de amamentação no mundo, é possível salvar cada vez mais crianças pelo mundo todo.

 

Como melhorar a qualidade do leite materno?

Esse ponto pode parecer uma dúvida simples, mas é sempre bom que todos saibam como isso acontece.

Afinal, apesar de ser o melhor alimento para as crianças de até seis meses, é importante que o leite materno tenha as qualidades necessárias para o desenvolvimento do bebê.

Desse modo, a alimentação saudável da mãe é muito importante, gerando uma produção de leite em grande número.

E, desse modo, podendo alimentar a criança de forma livre, como é necessário.

Mas, saiba que existem poucas evidências que o consumo de um alimento ou outro pode alterar a quantidade do leite produzido.

Para se ter ideia, é mais comum o consenso que a ingestão de líquidos, bom tempo de descanso e um ambiente tranquilo e sem estresse influencia mais que a alimentação.

Então, não se espante se algum médico recomendar mais tempo de descanso e hidratação do que algum alimento específico.

 

Como o Agosto Dourado influencia a medicina?

Como supracitado, a amamentação tem diversos benefícios para a criança e para a mãe, sendo até mesmo uma das ligações mais fortes entre os dois.

Assim, não é incomum de se pensar que a amamentação – inspirada no Agosto Dourado – tem influência muito grande em diversas especialidades médicas.

E, nessas especialidades estão desde a pediatria até ortopedia e ginecologia, já que as crianças que se alimentam e se desenvolvem corretamente evitam problemas de saúde, além de auxiliarem as mães em evitar o desenvolvimento de doenças.

Então, se você deseja entender mais ainda sobre o Agosto Dourado, todas as ações e como a amamentação pode trazer uma melhora ao bebê e toda a família, procure agora mesmo os profissionais do Centro Hospitalar São Camilo.

Nossa equipe multidisciplinar está totalmente preparada para auxiliar você e sua família em todas as dúvidas que possam aparecer, além de encaminhar para qualquer tratamento.

E, ao visitar o Centro Hospitalar São Camilo, você terá a certeza de estar sendo atendido por uma equipe preparada para trazer o melhor da saúde e bem estar para você e os seus.

 

Veja mais:

Meses coloridos: o que representam?

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

Uncategorized

Exame Doppler Vascular

O exame Doppler Vascular é uma ferramenta muito importante para a medicina moderna, especialmente no campo da angiologia e da cardiologia.  A saúde vascular é

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório