Qual o papel da ortopedia?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Provavelmente você ou alguém que você conheça já precisou de um ortopedista. Mas, você sabe o que essa especialidade clínica trata? 

Essa especialidade é até conhecida pelo senso comum. Mas, você sabia que o ortopedista vai além de cirurgias e tratamento para membros do corpo.

Assim, a especialidade do ortopedista consiste na responsabilidade médica de diagnosticar, tratar, acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor. Ou seja, todas as doenças e traumas que acontecem nos músculos, articulações, ligamentos e ossos.

Ou seja, o ortopedista tem como papel tratar todo o corpo, já que todos os tecidos e estruturas compõem o corpo por completo.

Assim, toda e qualquer lesão, doença ou trauma que acontecerem no sistema locomotor deverá ser consultada e tratada com um médico ortopedista.

Porém, você deve entender que existe a diferença entre o ortopedista e reumatologista. O primeiro é quem trata problemas mecânicos relacionados aos ossos, já o segundo é quem trata inflamações das articulações e tecidos.

Então, fique por dentro do que cada um pode realizar e quem você deve procurar para solucionar seus problemas. Assim, acompanhe o artigo agora e conheça mais sobre o médico ortopedista.

O que a ortopedia faz?

O médico ortopedista tem algumas funções básicas para trabalhar, como solicitar exames e realizar consultas. 

Então, consultando com um médico ortopedista você terá total suporte para começar um tratamento para melhorar de suas lesões.

Agora, saiba todas as atribuições e como elas podem ser realizadas pelo médico ortopedista.

Realizar consultas

O ortopedista tem liberdade para atender seus pacientes em um consultório próprio, em uma clínica ou em um hospital.

Ele deve avaliar queixas e sintomas para, assim, detectar problemas, lesões ou traumas que o paciente pode ter sofrido.

Solicitar exames

Os exames solicitados pelo ortopedista geralmente são fundamentais para se ter certeza da gravidade dos possíveis traumas, lesões e problemas.

Então, por esse motivo ele pedirá só os exames que ele julgar necessário e que, para ele, fará sentido para avaliar os problemas.

Fornecer diagnósticos

Após a consulta e os exames, o ortopedista irá diagnosticar e indicará o tratamento que achar necessário.

Então, é nesta etapa que o médico ortopedista irá encaminhar o seu paciente para o tratamento ou qualquer outro especialista que julgar necessário. O tratamento, sendo tratamento por meio de medicamentos ou cirurgias.

Prescrever medicamentos

Os medicamentos nesse caso tem duas funções distintas: aliviar dores e sintomas ou um tratamento mais completo, utilizando os anti-inflamatórios.

Deste modo, o ortopedista deverá avaliar qual a melhor utilização para o paciente. Sendo responsável pelo futuro do tratamento.

Realizar acompanhamentos

Em alguns casos é normal que após realizar o diagnóstico o médico ortopedista perceba que o paciente não deve realizar um tratamento pesado, tendo apenas que receitar um repouso para a lesão.

Assim, o ortopedista deverá realizar acompanhamentos de rotina para saber se o paciente curou a lesão ou ela ainda tem chances de se desenvolver.

Indicar tratamentos

É muito comum que o paciente, após o diagnóstico, necessite de algum tratamento específico, seja ele mais agressivo ou mais tranquilo. Por isso, o médico ortopedista indicará o que ela achar mais correto para o paciente.

Assim, os tratamentos podem ser mais leves como sessões de fisioterapia e exercícios físicos, ou mais pesados, como cirurgias. Além disso, o ortopedista irá indicar cada atividade que o paciente poderá realizar ou não.

Quando é recomendado consultar um ortopedista?

Como qualquer desconforto causado em áreas do corpo, sentir dores crônicas não é normal. Sabemos que existem pancadas e dores por exercícios, mas, se esse não for seu caso, é recomendado procurar um ortopedista o mais rápido possível.

Se as dores ou incômodos já duram alguns dias, é necessário que você vá buscar um profissional para conseguir passar por todas as etapas supracitadas e entender qual o seu caso.

Afinal, as dores ou incômodos podem ser sintomas de uma doença ortopédica que pode estar se manifestando e, dessa forma, comprometer sua vida inteira.

Então, é recomendado você procurar um ortopedista se você sentir sintomas como:

  • Dores constantes nas articulações;
  • Dores nas costas;
  • Formigamentos;
  • Rigidez matinal;
  • Calor na articulações;
  • Inchaços em áreas sem traumas.

Por alguns problemas não se manifestarem de forma superficial, o ortopedista tem que ser consultado para conseguir encontrar os problemas que podem ser ocultos.

Ou seja, às vezes o incômodo que ocorre após uma partida de futebol ou uma atividade de lazer pode ser mais grave que o normal.

Áreas de especialização do ortopedista

O ortopedista é uma especialização médica ligada ao corpo e suas áreas de movimentos, por isso, ele pode se dividir em áreas de atuações diferentes. Seja membros específicos, como joelhos e ombros, até mesmo em um sentido geral.

Então, saiba que se as suas dores forem localizadas em partes do seu corpo como: 

  • Coluna;
  • Cotovelo;
  • Joelho;
  • Mão;
  • Pés;
  • Quadril;
  • Ombro.

O tratamento é realizado por um profissional com foco na ortopedia.

Oncologia

Outro tratamento também realizado pelo profissional da ortopedia é o diagnóstico da oncologia, o câncer ósseo.

Mesmo que seja um problema secundário, ou seja, que vem desenvolvido de outro órgão e depois é espalhado para o câncer ósseo.

Dessa forma, o desenvolvimento da medicina conseguiu solucionar um grande problema que era a falta de alternativa para o tratamento do câncer ósseo, fazendo que amputações e desarticulações fossem deixadas de lado para um tratamento de reconstrução biológica.

Este tratamento é sempre recomendado por algum médico ortopedista e, desse modo, realizando o melhor que for para o momento do paciente.

Para conhecer mais sobre, ou se você precisa consultar um ortopedista, entre em contato com o Centro Hospitalar São Camilo e fique mais tranquilo. Aqui você tem certeza que terá o melhor atendimento e profissionais disponíveis.

 

Veja mais:

Meses coloridos: o que representam?

 

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

Uncategorized

Exame Doppler Vascular

O exame Doppler Vascular é uma ferramenta muito importante para a medicina moderna, especialmente no campo da angiologia e da cardiologia.  A saúde vascular é

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório