Quais as principais áreas de ação da ortopedia?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Que a ortopedia é uma das especialidades clínicas mais importantes você já sabe. Mas, você conhece as principais áreas de ação deste médico? 

O médico ortopedista é muito importante, já que trata de problemas mecânicos que acontecem no sistema locomotor do paciente. Desde problemas em pernas, quadril ou braços, o médico é responsável pelo melhor tratamento para isso.

Fraturas, entorses, traumas e males na coluna são exemplos de quadros clínicos que podem ser tratados por um profissional da ortopedia.

Porém, a ortopedia se divide em áreas específicas, podendo ter ação distintas em cada uma destas áreas. Desde tratamentos, diagnósticos e modo de conduzir a consulta, cada área da ortopedia pode ter seu modus operandi diferente dos outros.

Isso é pelo fato que o profissional de ortopedia vai saber identificar sempre qual e onde é a lesão do paciente, sendo que os quadros clínicos indicam que cada tratamento tem uma forma correta para ser feito.

Apesar de, muitas vezes, existirem sintomas que são generalizados entre os problemas, o médico ortopedista terá a função de explicar todo o quadro clínico ao paciente.

Então, por esses sintomas generalizados, é comum que antes de você chegar no médico ortopedista, você terá que passar por um clínico geral.

Quando consultar um ortopedista?

Sempre que você sentir dores ou desconfortos em membros da parte motora do corpo – e isso pode ser em qualquer sentido dos movimentos – é necessário ir atrás de um médico ortopedista.

Desse modo, o profissional conseguirá descobrir qual a área de sua lesão ou trauma e poderá trabalhar diretamente nisso.

Outro ponto que você deve saber é que, depois dessa primeira análise, o tratamento pode ir para alguns caminhos podendo ser feitos com ajuda de medicamentos, fisioterapia ou até cirurgia – que seria o caso mais grave.

Então, após essa primeira consulta, o médico deve direcionar o futuro do tratamento com o paciente, analisando seu quadro clínico e a maneira de melhor corrigir o problema.

Embora muitas vezes seja confundido, ortopedistas e traumatologistas não são a mesma profissão. Eles trabalham com a mesma área de atuação, as lesões em áreas ósseas e musculares, mas funcionam diferente.

Se, após a primeira consulta, o ortopedista achar que o seu caso é de um trauma emergencial, como lesões em esportes de contato ou quedas, você será indicado a um traumatologista.

Áreas de atuação do ortopedista

Agora que você já sabe quando consultar um ortopedista, iremos indicar as áreas diferentes que existem nessa especialidade. 

Mas, você sabia que o médico ortopedista não precisa ser responsável por todas as áreas de lesão motora?

Sim, podem existir médicos especialistas em algumas áreas e não entender tanto de outras partes do corpo.

Por exemplo, é muito comum existir um médico ortopedista especialistas em joelhos que não entende tanto – ou não é especialista – em punho.

Então, as diferentes áreas de especialidades do médico ortopedistas são:

  • Reconstrução e alongamento ósseo;
  • Ombro;
  • Cotovelo;
  • Quadril;
  • Ortopedia pediátrica;
  • Tornozelos;
  • Joelho;
  • Oncologista;
  • Coluna;
  • Mãos.

Em cada uma das áreas, o conhecimento específico se faz necessário para evitar erros de diagnósticos ou tratamento.

Por isso, saiba um pouco mais sobre cada uma dessas áreas de atuação. 

Reconstrução e alongamento ósseo

Embora muitas pessoas não saibam que isso existe, é possível fazer um alongamento ósseo. A técnica é muito comum para corrigir problemas de desigualdade entre o comprimento de membros inferiores ou superiores e, dessa forma, trata a deformidade de causa congênita, traumática ou neurológica.

Então, nesse caso em específico, o ortopedista realiza um tratamento cirúrgico para, com fios ou pinos conectados através de barras, corrigir a deformidade e igualar os tamanhos dos membros.

Membros 

Em membros, é comum que o ortopedista tenha focado em um só para conseguir realizar o tratamento e o diagnóstico de forma mais rápida. Desse modo, o ortopedista focado em membros pode realizar o tratamento mais rápido focado em suas partes ósseas ou musculares de cada membro.

Então, saiba que os tratamentos não são o mesmo em todas as regiões. Já que cada uma tem sua particularidade de uso, impactos e de uso no cotidiano.

Mas, dessa forma, os ortopedistas focados em membros podem se distribuir em membros superiores (ombros, cotovelos e mãos), inferiores (joelhos, tornozelos e pés), quadril ou coluna.

Então, cada um dos tratamentos tem suas particularidades e melhores formas de serem realizados. Assim, não ache que o tratamento para seu ombro será igual ao que você já pode ter feito no tornozelo.

Ortopedia pediátrica

A ortopedia pediátrica é uma área de ortopedia que, como o nome indica, trata de recém nascidos, crianças e adolescentes. Como nessa fase o indivíduo ainda está em crescimento e constantes mudanças corporais, o ortopedista pediátrico deve ter cuidado redobrado com os pacientes.

Além disso, a ortopedia pediátrica é muito importante, porque com as crianças em seu desenvolvimento podem prevenir futuros problemas, principalmente na coluna. Com tratamentos de prevenção, como uso de cintos e colares, é capaz de prevenir escoliose, lordose e cifose.

Outro tratamento que pode ser realizado pelo ortopedista pediátrico é para tratar lesões de fraturas que acontecem nas idades menores.

Além disso, outras deformidades – além das que acontecem na coluna – podem ser tratados por esses profissionais. Pé plano ou torto e diferenças de comprimento de membros são algumas das coisas que o ortopedista pediátrico pode tratar.

Oncologista ortopédico

Esse profissional é especialista no diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico de tumores que acontecem nos ossos ou partes musculares que formam o sistema locomotor.

Esses tumores acontecem como outros tumores, onde eles podem ser benignos ou malignos. Além disso, o conhecimento é útil para diminuir os efeitos da metástase óssea, que pode ter origem em um câncer de qualquer outra parte do corpo.

Para encontrar os melhores ortopedistas de Ponta Grossa, venha para o Centro Hospitalar São Camilo. Aqui você terá os melhores profissionais para tratar o seu quadro clínico e, dessa maneira, poder ficar tranquilo para todas as atividades do seu cotidiano.

Veja mais:

Qual o papel da ortopedia?

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

Traumatologia
Uncategorized

Traumatologia no cuidado de lesões

A traumatologia é uma importante ferramenta no cuidado de lesões é fundamental na garantia de bem-estar dos pacientes. Todos os dias, estamos expostos a perigos

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório