O que é e como trabalha a pediatria?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

A pediatria é uma das poucas especialidade médicas que não trabalha com um órgão ou quadro clínico específico, mas sim com uma faixa etária da vida.

Então, o profissional da pediatria é responsável por cuidar de bebês, crianças e adolescentes.

Ou seja, o médico pediatra é o responsável por tratar todos os pacientes até a idade adulta. Porém, nem todos os quadros clínicos são resolvidos pelo pediatra. 

Em alguns momentos, o médico deverá fazer encaminhamento a outros profissionais, como cirurgias.

Então, por esse motivo, a pediatria trabalha com os diferentes problemas que a saúde de um bebê, criança ou adolescente possam ter.

Desse modo, é comum afirmar que a pediatria não é apenas uma das diversas especialidades médicas, mas sim uma parte da medicina que se divide em outras.

Se você deseja saber mais sobre a pediatria e o que esse profissional faz, esse artigo é para você.

O que é a pediatria?

O termo pediatria tem origem do grego, sendo que deriva de paidos, que significa criança, e iatreia é o processo de cura.

Ou seja, como o nome indica, a pediatria é o processo de cura para as crianças, bebês e adolescentes.

Porém, apesar de ser a única especialidade médica que não trata de um quadro clínico ou órgão.

Então, em outras palavras, o pediatra é o profissional que analisa os casos iniciais do e encaminha os pacientes para os futuros tratamentos.

Vale lembrar que, desde o momento que o obstetra conduz o nascimento, o paciente já começa a ser responsabilidade do pediatra.

Então, esse médico é responsável por acompanhar o crescimento e desenvolvimento desse neonato até a fase adulta.

Sendo assim o cuidado integral desses indivíduos, tendo uma boa noção a respeito dos diversos âmbitos da saúde da criança.

Isso porque a residência em pediatria não contempla cirurgias, mas deve acompanhar e auxiliar em todo o processo de desenvolvimento da criança.

Assim, o pediatra é uma espécie de “clínico médico infantil”, que acompanha desde pequeno o desenvolvimento da criança.

Porém, apesar de trabalhar com crianças e adolescentes, nem tudo é fácil de ser tratado, já que o desenvolvimento da criança pode trazer alguns problemas que devem ser corrigidos por mais de um profissional e, por isso, o pediatra deve fazer o encaminhamento dos pacientes.

Subespecialidades pediátricas

Bem, como supracitado, existem diversas especialidades pediátricas em que o médico pediatra comum não age, diretamente, com ela.

Assim, o médico pediatra indicará para as subespecialidades diretas o paciente e, desse modo, realizar o tratamento necessário.

Então, é comum que às vezes o tratamento não seja realizado por um médico pediatra, mas sim por uma das subespecialidades.

Por isso, conheça melhor elas e o que cada uma delas trata.

Ortopedia pediátrica

A ortopedia pediátrica é a especialidade responsável por tratar quadros clínicos referentes à parte motora da criança ou adolescente.

Ou seja, se o paciente estiver com lesões que afetam o sistema locomotor, ou seja, todas as doenças e traumas que acometem os músculos, articulações, ossos e ligamentos.

Oncologia pediátrica

A oncologia pediátrica é a subespecialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento do câncer em crianças. 

Os tumores infantis são um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer parte do organismo.

Cardiologia pediátrica

Como o nome indica, a cardiologia é a especialidade que cuida do coração e dos vasos do sistema circulatório, como veias e artérias.

Ou seja, todos os problemas que a criança tiver referentes ao sistema circulatório serão tratados pelo cardiologista pediatra.

Neuropediatria

A neuropediatria é responsável por todos os quadros clínicos neurológicos que a criança e adolescente pode ter.

Além disso, ele é responsável por todo o estudo e tratamento de distúrbios e doenças do sistema nervoso e muscular que podem ocorrer nesse período da vida.

UTI pediátrica

As UTIs pediátricas são estruturas para tratar problemas agudos e graves de crianças em tratamento que, periodicamente, sofrem recaídas ou apresentam problemas paralelos.

Neonatologia

A neonatologia é uma das especialidades mais delicadas de toda a medicina. Isso porque é a especialidade que faz o acompanhamento da criança do nascimento até o fim do período do recém-nascido, que é o 28° dia de vida.

Saúde do adolescente

A saúde do adolescente é uma área de atuação da pediatria e é conhecida como hebiatria.

Essa especialidade é semelhante ao clínico geral, mas é concentrada na adolescência. Ele também pode fazer o acompanhamento de outros casos clínicos mais graves durante a adolescência.

Pneumologia pediátrica

A pneumologia pediátrica é uma das especialidades mais comuns, devido a quantidade de quadros clínicos ligados ao sistema respiratório das crianças.

Essa especialidade cuida do diagnóstico, tratamento e da prevenção das doenças respiratórias que acontecem com crianças e adolescentes. 

Assim, se você necessitar de um médico pediatra para o tratamento de seu filho, venha para o Centro Hospitalar São Camilo. Aqui possuímos diversos especialistas na saúde da criança e do adolescente, podendo encaminhar casos clínicos mais graves para os profissionais necessários.

Veja mais:

Você já sofreu de cólica renal?

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

Uncategorized

Exame Doppler Vascular

O exame Doppler Vascular é uma ferramenta muito importante para a medicina moderna, especialmente no campo da angiologia e da cardiologia.  A saúde vascular é

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório