Você sabe o que é o Agosto Dourado?

Agosto Dourado

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Durante o ano, todos os meses são representados por cores. Essas cores tem como função simbolizar lutas e incentivos, sendo a do mês de agosto a cor dourado.

Assim, o agosto é conhecido como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação.

A escolha da cor é simples, feita pela cor dourada estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, levando mais saúde para a criança.

Para se ter ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), são salvas mais de seis milhões de vidas por ano pelo aumento das taxas de amamentação.

Isso porque, segundo os mesmos órgãos, o alimento mais completo para os primeiros meses de vida da criança é o leite materno.

Tudo isso porque o leite materno contém todas as proteínas, vitaminas, gorduras, nutrientes e a água que são necessários para manter a criança saudável.

Se você quer entender melhor o Agosto Dourado, porque é tão importante a amamentação e como isso salva vidas, esse artigo é para você.

 

O que realmente é o Agosto Dourado?

O Agosto Dourado é o mês focado para a luta, incentivo e conscientização do amamantamento materno para as crianças.

Segundo estudos, o leite materno é o alimento mais rico em proteínas, vitaminas, gorduras, água e nutrientes para as crianças de até seis meses.

Dessa forma, não é errado que a mãe amamente sempre a criança, indiferente de horário ou quantidade.

Desse modo, segundo a Unicef e a OMS, o número de vidas salvas pode chegar a seis milhões, já que o leite materno tem mais de uma função na vida da criança.

Assim, por ser considerado o alimento ouro para as crianças, o mês de Agosto é lembrado como o Agosto Dourado.

Isso porque, além de todas proteínas, vitaminas e afins, o leite materno é fundamental para a saúde e desenvolvimento dos bebês.

Já que, ao ingerir o leite, o bebê tem um fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo os riscos de obesidade, do desenvolvimento de diabetes e outros problemas, como diarreia e infecções respiratórias.

É importante lembrar que entre os dias 1 e 7 de agosto é comemorado a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

 

Por que é necessário a conscientização?

Bem, embora não pareça, existem muitas mães que não sabem – ou ignoram – a importância da amamentação.

Desse modo, a amamentação pode ser um problema que leva o número grande da mortalidade neonatal, que é a que acontece até o 28° dia de vida da criança.

Além disso, a amamentação pode trazer algumas vantagens para a mãe também, afinal, diminui o risco de desenvolver câncer de útero e câncer de mama.

Vale lembrar que o aleitamento materno é recomendado até os dois anos de idade, sendo o único alimento que a criança deve ter até os seis meses.

Segundo um estudo realizado em 2019 pelo Ministério da Saúde, cerca de 53% das crianças brasileiras são amamentadas por um ano de vida.

Dessas crianças, cerca de 2 a cada três têm a primeira amamentação acontecendo ainda na primeira hora de vida.

E também é necessário salientar que a amamentação auxilia na redução do tempo de internação, quando o bebê necessita de cuidados intensivos.

Então, desse modo, é garantido que a maioria das crianças brasileiras, além das mães, estejam de acordo com a saúde e preparadas para um futuro melhor.

Ao aumentar as taxas de amamentação no mundo, é possível salvar cada vez mais crianças pelo mundo todo.

 

Como melhorar a qualidade do leite materno?

Esse ponto pode parecer uma dúvida simples, mas é sempre bom que todos saibam como isso acontece.

Afinal, apesar de ser o melhor alimento para as crianças de até seis meses, é importante que o leite materno tenha as qualidades necessárias para o desenvolvimento do bebê.

Desse modo, a alimentação saudável da mãe é muito importante, gerando uma produção de leite em grande número.

E, desse modo, podendo alimentar a criança de forma livre, como é necessário.

Mas, saiba que existem poucas evidências que o consumo de um alimento ou outro pode alterar a quantidade do leite produzido.

Para se ter ideia, é mais comum o consenso que a ingestão de líquidos, bom tempo de descanso e um ambiente tranquilo e sem estresse influencia mais que a alimentação.

Então, não se espante se algum médico recomendar mais tempo de descanso e hidratação do que algum alimento específico.

 

Como o Agosto Dourado influencia a medicina?

Como supracitado, a amamentação tem diversos benefícios para a criança e para a mãe, sendo até mesmo uma das ligações mais fortes entre os dois.

Assim, não é incomum de se pensar que a amamentação – inspirada no Agosto Dourado – tem influência muito grande em diversas especialidades médicas.

E, nessas especialidades estão desde a pediatria até ortopedia e ginecologia, já que as crianças que se alimentam e se desenvolvem corretamente evitam problemas de saúde, além de auxiliarem as mães em evitar o desenvolvimento de doenças.

Então, se você deseja entender mais ainda sobre o Agosto Dourado, todas as ações e como a amamentação pode trazer uma melhora ao bebê e toda a família, procure agora mesmo os profissionais do Centro Hospitalar São Camilo.

Nossa equipe multidisciplinar está totalmente preparada para auxiliar você e sua família em todas as dúvidas que possam aparecer, além de encaminhar para qualquer tratamento.

E, ao visitar o Centro Hospitalar São Camilo, você terá a certeza de estar sendo atendido por uma equipe preparada para trazer o melhor da saúde e bem estar para você e os seus.

 

Veja mais:

Meses coloridos: o que representam?

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

Problemas digestivos
Uncategorized

Problemas digestivos comuns

Quando se trata da saúde digestiva, muitos de nós experimentamos desconfortos ocasionais, enquanto outros podem enfrentar problemas mais persistentes. Os distúrbios digestivos são comuns e

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório