Qual o papel da ortopedia?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Provavelmente você ou alguém que você conheça já precisou de um ortopedista. Mas, você sabe o que essa especialidade clínica trata? 

Essa especialidade é até conhecida pelo senso comum. Mas, você sabia que o ortopedista vai além de cirurgias e tratamento para membros do corpo.

Assim, a especialidade do ortopedista consiste na responsabilidade médica de diagnosticar, tratar, acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor. Ou seja, todas as doenças e traumas que acontecem nos músculos, articulações, ligamentos e ossos.

Ou seja, o ortopedista tem como papel tratar todo o corpo, já que todos os tecidos e estruturas compõem o corpo por completo.

Assim, toda e qualquer lesão, doença ou trauma que acontecerem no sistema locomotor deverá ser consultada e tratada com um médico ortopedista.

Porém, você deve entender que existe a diferença entre o ortopedista e reumatologista. O primeiro é quem trata problemas mecânicos relacionados aos ossos, já o segundo é quem trata inflamações das articulações e tecidos.

Então, fique por dentro do que cada um pode realizar e quem você deve procurar para solucionar seus problemas. Assim, acompanhe o artigo agora e conheça mais sobre o médico ortopedista.

O que a ortopedia faz?

O médico ortopedista tem algumas funções básicas para trabalhar, como solicitar exames e realizar consultas. 

Então, consultando com um médico ortopedista você terá total suporte para começar um tratamento para melhorar de suas lesões.

Agora, saiba todas as atribuições e como elas podem ser realizadas pelo médico ortopedista.

Realizar consultas

O ortopedista tem liberdade para atender seus pacientes em um consultório próprio, em uma clínica ou em um hospital.

Ele deve avaliar queixas e sintomas para, assim, detectar problemas, lesões ou traumas que o paciente pode ter sofrido.

Solicitar exames

Os exames solicitados pelo ortopedista geralmente são fundamentais para se ter certeza da gravidade dos possíveis traumas, lesões e problemas.

Então, por esse motivo ele pedirá só os exames que ele julgar necessário e que, para ele, fará sentido para avaliar os problemas.

Fornecer diagnósticos

Após a consulta e os exames, o ortopedista irá diagnosticar e indicará o tratamento que achar necessário.

Então, é nesta etapa que o médico ortopedista irá encaminhar o seu paciente para o tratamento ou qualquer outro especialista que julgar necessário. O tratamento, sendo tratamento por meio de medicamentos ou cirurgias.

Prescrever medicamentos

Os medicamentos nesse caso tem duas funções distintas: aliviar dores e sintomas ou um tratamento mais completo, utilizando os anti-inflamatórios.

Deste modo, o ortopedista deverá avaliar qual a melhor utilização para o paciente. Sendo responsável pelo futuro do tratamento.

Realizar acompanhamentos

Em alguns casos é normal que após realizar o diagnóstico o médico ortopedista perceba que o paciente não deve realizar um tratamento pesado, tendo apenas que receitar um repouso para a lesão.

Assim, o ortopedista deverá realizar acompanhamentos de rotina para saber se o paciente curou a lesão ou ela ainda tem chances de se desenvolver.

Indicar tratamentos

É muito comum que o paciente, após o diagnóstico, necessite de algum tratamento específico, seja ele mais agressivo ou mais tranquilo. Por isso, o médico ortopedista indicará o que ela achar mais correto para o paciente.

Assim, os tratamentos podem ser mais leves como sessões de fisioterapia e exercícios físicos, ou mais pesados, como cirurgias. Além disso, o ortopedista irá indicar cada atividade que o paciente poderá realizar ou não.

Quando é recomendado consultar um ortopedista?

Como qualquer desconforto causado em áreas do corpo, sentir dores crônicas não é normal. Sabemos que existem pancadas e dores por exercícios, mas, se esse não for seu caso, é recomendado procurar um ortopedista o mais rápido possível.

Se as dores ou incômodos já duram alguns dias, é necessário que você vá buscar um profissional para conseguir passar por todas as etapas supracitadas e entender qual o seu caso.

Afinal, as dores ou incômodos podem ser sintomas de uma doença ortopédica que pode estar se manifestando e, dessa forma, comprometer sua vida inteira.

Então, é recomendado você procurar um ortopedista se você sentir sintomas como:

  • Dores constantes nas articulações;
  • Dores nas costas;
  • Formigamentos;
  • Rigidez matinal;
  • Calor na articulações;
  • Inchaços em áreas sem traumas.

Por alguns problemas não se manifestarem de forma superficial, o ortopedista tem que ser consultado para conseguir encontrar os problemas que podem ser ocultos.

Ou seja, às vezes o incômodo que ocorre após uma partida de futebol ou uma atividade de lazer pode ser mais grave que o normal.

Áreas de especialização do ortopedista

O ortopedista é uma especialização médica ligada ao corpo e suas áreas de movimentos, por isso, ele pode se dividir em áreas de atuações diferentes. Seja membros específicos, como joelhos e ombros, até mesmo em um sentido geral.

Então, saiba que se as suas dores forem localizadas em partes do seu corpo como: 

  • Coluna;
  • Cotovelo;
  • Joelho;
  • Mão;
  • Pés;
  • Quadril;
  • Ombro.

O tratamento é realizado por um profissional com foco na ortopedia.

Oncologia

Outro tratamento também realizado pelo profissional da ortopedia é o diagnóstico da oncologia, o câncer ósseo.

Mesmo que seja um problema secundário, ou seja, que vem desenvolvido de outro órgão e depois é espalhado para o câncer ósseo.

Dessa forma, o desenvolvimento da medicina conseguiu solucionar um grande problema que era a falta de alternativa para o tratamento do câncer ósseo, fazendo que amputações e desarticulações fossem deixadas de lado para um tratamento de reconstrução biológica.

Este tratamento é sempre recomendado por algum médico ortopedista e, desse modo, realizando o melhor que for para o momento do paciente.

Para conhecer mais sobre, ou se você precisa consultar um ortopedista, entre em contato com o Centro Hospitalar São Camilo e fique mais tranquilo. Aqui você tem certeza que terá o melhor atendimento e profissionais disponíveis.

 

Veja mais:

Meses coloridos: o que representam?

 

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

Problemas digestivos
Uncategorized

Problemas digestivos comuns

Quando se trata da saúde digestiva, muitos de nós experimentamos desconfortos ocasionais, enquanto outros podem enfrentar problemas mais persistentes. Os distúrbios digestivos são comuns e

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório