Por que precisamos tomar a vacina da gripe anualmente?

vacina da gripe

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

A vacina da gripe faz parte de uma campanha que todos os anos busca imunizar pessoas e garantir mais bem-estar com a chegada do inverno.

Há poucos meses, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou as primeiras recomendações para as vacinas gripais para o próximo ano. A partir disso, a Fábrica da Influenza, do Instituto Butantan, iniciou os trabalhos para trazer à tona mais de 80 milhões de doses.

A produção faz parte da crescente busca por reduzir os casos de gripe em pessoas de grupos de risco e minimizar os efeitos da doença. A vacinação anual contra a gripe é uma prática amplamente recomendada por profissionais de saúde em todo o mundo e no inverno ela é ainda mais importante. Mas por que precisamos tomar a vacina da gripe todos os anos? 

Foto: Freepik.

 

Características da gripe

A gripe, ou influenza, é uma infecção viral aguda que afeta principalmente o sistema respiratório. É causada pelos vírus influenza A, B, C e D. Entre esses, os subtipos A e B são os principais responsáveis por surtos sazonais em humanos.

O vírus da gripe, conhecido como influenza, é notório por sua capacidade de sofrer mutações constantes. Essas mudanças genéticas são responsáveis por diferentes cepas do vírus que circulam a cada temporada de gripe.

As variações podem ser tão significativas que o sistema imunológico, mesmo que tenha sido exposto a uma cepa anterior, pode não reconhecer ou combater eficazmente as novas variantes. Isso pode levar a novos casos, de mesma ou maior intensidade.

A doença se espalha facilmente de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias liberadas quando uma pessoa infectada tem tosse, espirra ou fala. Além disso, ela pode ser transmitida pelo toque em superfícies contaminadas.

Os sintomas típicos incluem febre alta, calafrios, dores musculares e fadiga. Dor de garganta, tosse, espirros e congestão nasal também podem ocorrer e se desenvolver rapidamente.

Em alguns casos, pode levar a complicações graves, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com condições médicas crônicas. Eles incluem pneumonia, infecções nos ouvidos, sinusite e agravamento de condições de saúde existentes.

Variações Sazonais

A gripe tem padrões sazonais, ocorrendo principalmente nos meses mais frios do ano. A cada temporada, diferentes cepas do vírus podem predominar, exigindo a formulação de novas vacinas.

Mutabilidade do vírus

O vírus da gripe tem a capacidade de sofrer mutações frequentes, o que pode tornar difícil a imunização permanente. Isso é uma das razões pelas quais é necessária uma vacinação anual.

Prevenção e Tratamento

Medidas simples, como lavar as mãos regularmente, evitar tocar o rosto e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, ajudam a prevenir a propagação do vírus. Em alguns casos, antivirais podem ser prescritos para reduzir a gravidade e a duração dos sintomas, sendo mais eficazes quando iniciados nas primeiras 48 horas dos sintomas.

Descanso adequado e ingestão de líquidos são essenciais para a recuperação. Também é fundamental evitar o contato próximo com outras pessoas e ajudar a prevenir a disseminação do vírus.

Contudo, a vacinação anual é a maneira mais eficaz de prevenir a gripe, recomendada, especialmente para grupos de risco. A vacina da gripe é recomendada para quase todas as pessoas acima de seis meses de idade, especialmente aquelas em grupos de risco, por isso deve ser ajustada a cada temporada para fornecer proteção contra as cepas mais recentes

 

Foto: Freepik.

Importância da vacina da gripe

A vacinação anual contra a gripe não beneficia apenas indivíduos, mas desempenha um papel crucial na saúde pública. Ao reduzir a disseminação do vírus, a comunidade como um todo é protegida, especialmente aqueles que são mais suscetíveis à complicações.

A imunização em massa cria uma espécie de “imunidade coletiva”, protegendo aqueles que podem não ser elegíveis para a vacinação ou que têm sistemas imunológicos mais frágeis.

A vacina da gripe é reformulada anualmente para incluir as cepas mais recentes e prevalecentes do vírus. Isso garante que a imunização ofereça a melhor proteção possível contra as variantes específicas em circulação.

Outro ponto bastante importante é que a gripe pode levar a complicações sérias, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças pequenas e pessoas com condições médicas crônicas. A vacinação anual reduz significativamente o risco de casos mais graves e hospitalizações.

Ao receber a vacina, mesmo que uma pessoa imunizada contraia a gripe, a gravidade dos sintomas tende a ser menor, e a transmissão do vírus é reduzida. O resultado é mais proteção à pessoa vacinada e aos demais.

Um ponto que exige esclarecimentos é que vacina da gripe contém vírus inativados ou enfraquecidos. Isso significa que não pode causar a gripe e seus efeitos colaterais geralmente são leves e temporários.

Devido à variabilidade do vírus, ela é ajustada anualmente para fornecer proteção eficaz contra as cepas circulantes mais recentes. Embora a eficácia possa variar, a vacina da gripe oferece uma camada significativa de proteção e reduz o risco de complicações.

 

A vacinação anual contra a gripe é uma prática fundamental para preservar a saúde individual e coletiva. Compreender a necessidade de se vacinar anualmente, dadas as características mutáveis do vírus da gripe, destaca a importância de permanecer atualizado nas imunizações.

Ao receber a vacina, não apenas você se protege, mas também contribui para a construção de uma comunidade mais saudável e resiliente contra as ameaças sazonais da gripe. Fique atento ao período de vacinação e priorize a sua saúde!

 

Conheça as principais doenças reumáticas

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

imunidade
Uncategorized

Como fortalecer a imunidade?

Já se perguntou por que algumas pessoas parecem raramente ficar doentes, enquanto outras pegam cada resfriado que aparece? A resposta pode estar na sua imunidade. 

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório