O que é e como trabalha a pediatria?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

A pediatria é uma das poucas especialidade médicas que não trabalha com um órgão ou quadro clínico específico, mas sim com uma faixa etária da vida.

Então, o profissional da pediatria é responsável por cuidar de bebês, crianças e adolescentes.

Ou seja, o médico pediatra é o responsável por tratar todos os pacientes até a idade adulta. Porém, nem todos os quadros clínicos são resolvidos pelo pediatra. 

Em alguns momentos, o médico deverá fazer encaminhamento a outros profissionais, como cirurgias.

Então, por esse motivo, a pediatria trabalha com os diferentes problemas que a saúde de um bebê, criança ou adolescente possam ter.

Desse modo, é comum afirmar que a pediatria não é apenas uma das diversas especialidades médicas, mas sim uma parte da medicina que se divide em outras.

Se você deseja saber mais sobre a pediatria e o que esse profissional faz, esse artigo é para você.

O que é a pediatria?

O termo pediatria tem origem do grego, sendo que deriva de paidos, que significa criança, e iatreia é o processo de cura.

Ou seja, como o nome indica, a pediatria é o processo de cura para as crianças, bebês e adolescentes.

Porém, apesar de ser a única especialidade médica que não trata de um quadro clínico ou órgão.

Então, em outras palavras, o pediatra é o profissional que analisa os casos iniciais do e encaminha os pacientes para os futuros tratamentos.

Vale lembrar que, desde o momento que o obstetra conduz o nascimento, o paciente já começa a ser responsabilidade do pediatra.

Então, esse médico é responsável por acompanhar o crescimento e desenvolvimento desse neonato até a fase adulta.

Sendo assim o cuidado integral desses indivíduos, tendo uma boa noção a respeito dos diversos âmbitos da saúde da criança.

Isso porque a residência em pediatria não contempla cirurgias, mas deve acompanhar e auxiliar em todo o processo de desenvolvimento da criança.

Assim, o pediatra é uma espécie de “clínico médico infantil”, que acompanha desde pequeno o desenvolvimento da criança.

Porém, apesar de trabalhar com crianças e adolescentes, nem tudo é fácil de ser tratado, já que o desenvolvimento da criança pode trazer alguns problemas que devem ser corrigidos por mais de um profissional e, por isso, o pediatra deve fazer o encaminhamento dos pacientes.

Subespecialidades pediátricas

Bem, como supracitado, existem diversas especialidades pediátricas em que o médico pediatra comum não age, diretamente, com ela.

Assim, o médico pediatra indicará para as subespecialidades diretas o paciente e, desse modo, realizar o tratamento necessário.

Então, é comum que às vezes o tratamento não seja realizado por um médico pediatra, mas sim por uma das subespecialidades.

Por isso, conheça melhor elas e o que cada uma delas trata.

Ortopedia pediátrica

A ortopedia pediátrica é a especialidade responsável por tratar quadros clínicos referentes à parte motora da criança ou adolescente.

Ou seja, se o paciente estiver com lesões que afetam o sistema locomotor, ou seja, todas as doenças e traumas que acometem os músculos, articulações, ossos e ligamentos.

Oncologia pediátrica

A oncologia pediátrica é a subespecialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento do câncer em crianças. 

Os tumores infantis são um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer parte do organismo.

Cardiologia pediátrica

Como o nome indica, a cardiologia é a especialidade que cuida do coração e dos vasos do sistema circulatório, como veias e artérias.

Ou seja, todos os problemas que a criança tiver referentes ao sistema circulatório serão tratados pelo cardiologista pediatra.

Neuropediatria

A neuropediatria é responsável por todos os quadros clínicos neurológicos que a criança e adolescente pode ter.

Além disso, ele é responsável por todo o estudo e tratamento de distúrbios e doenças do sistema nervoso e muscular que podem ocorrer nesse período da vida.

UTI pediátrica

As UTIs pediátricas são estruturas para tratar problemas agudos e graves de crianças em tratamento que, periodicamente, sofrem recaídas ou apresentam problemas paralelos.

Neonatologia

A neonatologia é uma das especialidades mais delicadas de toda a medicina. Isso porque é a especialidade que faz o acompanhamento da criança do nascimento até o fim do período do recém-nascido, que é o 28° dia de vida.

Saúde do adolescente

A saúde do adolescente é uma área de atuação da pediatria e é conhecida como hebiatria.

Essa especialidade é semelhante ao clínico geral, mas é concentrada na adolescência. Ele também pode fazer o acompanhamento de outros casos clínicos mais graves durante a adolescência.

Pneumologia pediátrica

A pneumologia pediátrica é uma das especialidades mais comuns, devido a quantidade de quadros clínicos ligados ao sistema respiratório das crianças.

Essa especialidade cuida do diagnóstico, tratamento e da prevenção das doenças respiratórias que acontecem com crianças e adolescentes. 

Assim, se você necessitar de um médico pediatra para o tratamento de seu filho, venha para o Centro Hospitalar São Camilo. Aqui possuímos diversos especialistas na saúde da criança e do adolescente, podendo encaminhar casos clínicos mais graves para os profissionais necessários.

Veja mais:

Você já sofreu de cólica renal?

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

Problemas digestivos
Uncategorized

Problemas digestivos comuns

Quando se trata da saúde digestiva, muitos de nós experimentamos desconfortos ocasionais, enquanto outros podem enfrentar problemas mais persistentes. Os distúrbios digestivos são comuns e

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório