Novembro Azul: Saiba a importância de fazer o exame PSA para homens

exame psa

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

O exame PSA é indispensável para homens e pode garantir a saúde e o bem-estar deles.

Neste mês, celebramos o Novembro Azul. A campanha foi criada para conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde masculina e de popularizar debates a respeito do tema, popularizando o cuidado e ajudando a prevenir o câncer de próstata.

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, cerca de 28,6% dos homens adultos desenvolvem neoplasias malignas, sendo que um homem morre a cada 38 minutos em decorrência da doença no Brasil. Mesmo com esses números, a procura por médicos especializados não acontece com a mesma urgência.

No primeiro semestre de 2022, 200 mil pacientes homens haviam procurado um urologista, enquanto cerca de 1,2 milhão de mulheres procuraram um ginecologista no mesmo período, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A pesquisa mostrou que há muito que se falar sobre a causa, pois o tema ainda é considerado um tabu entre os homens.

Por esse motivo, a campanha no Novembro Azul ainda é de grande importância. Dentre as várias atividades propostas, uma delas é dispersar as informações sobre o exame PSA, essencial na detecção do câncer de próstata hoje.

 

Foto: Freepik.

O que é o exame PSA?

O Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma proteína produzida pela próstata, uma glândula do sistema reprodutivo masculino. A principal função do PSA é liquefazer o sêmen, permitindo que os espermatozóides nadem com mais facilidade.

No entanto, quando o nível de PSA é encontrado em níveis elevados no sangue, é um indicativo de que há algum problema, incluindo câncer. Por isso, precisa ser devidamente medido através de um exame de sangue, para que um médico especializado possa definir que ações tomar a seguir.

Atualmente, o câncer de próstata é um dos tipos mais comuns de cânceres masculinos, sendo responsável por cerca de 40 mortes pela doença todos os anos. Isso o coloca como a segunda doença que mais mata homens no Brasil.

Por esse motivo, a detecção precoce é essencial para o tratamento eficaz e maiores chances de recuperação. Junto do toque retal, o exame PSA é fundamental nessa análise.

 

Por que realizar o exame PSA?

Como o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. O exame PSA permite a detecção precoce antes que a doença se desenvolva e alcance estágios mais graves. Isso aumenta as chances de que o tratamento tenha resultados positivos.

Além disso, também permite o acompanhamento médico eficiente da saúde de homens com fatores de risco, favorecendo o estudo completo de cada caso. Se detectado, o exame PSA auxilia na classificação do estágio do câncer e na escolha do tratamento apropriado.

Os resultados do exame PSA são expressos em nanogramas por mililitro (ng/ml). Porém, é importante ter cuidado, pois os valores nem sempre se apresentam alterados quando há câncer de próstata.

Por isso, o tratamento médico é a melhor alternativa. Um especialista conseguirá estudar os números com atenção e tem a experiência necessária para determinar um diagnóstico completo.

 

Porém, alguns valores de referência podem ser adotados:

  • 0-2,5 ng/ml: Valores considerados normais;
  • 2,6-10 ng/ml: Moderadamente elevado, pode indicar uma série de condições, incluindo hiperplasia benigna da próstata (um crescimento benigno da próstata) ou infecções;
  • > 10 ng/ml: Níveis significativamente elevados, podem indicar a necessidade de investigação adicional, como biópsia da próstata, para descartar a presença de câncer.

 

É importante lembrar que a interpretação dos resultados do PSA é apenas parte do processo de diagnóstico. Outros fatores, como o histórico médico e a avaliação clínica, são igualmente importantes na tomada de decisões.

É essencial que os homens incluam o exame de PSA como parte de sua rotina de check-up anual. Os médicos podem recomendar um intervalo específico para a realização do exame com base na idade e nos fatores de risco individuais.

O exame PSA não é o único ponto a ser considerado na manutenção da saúde masculina. Também é essencial manter um estilo de vida saudável através de uma dieta balanceada, praticar exercícios regularmente, reduzir os níveis de estresse e evitar práticas que possam afetar a saúde, como tabagismo e alcoolismo.

 

Foto: Freepik.

Sintomas de câncer de próstata

Embora os estágios iniciais do câncer de próstata não apresentem sintomas da doença, com o avanço, os sintomas tendem a surgir. Conhecer cada um deles é essencial para evitar o desenvolvimento do caso.

  • Dor ao urinar;
  • Dor nos ossos;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Presença de sangue na urina/semen.

 

A prevenção e o diagnóstico precoce de problemas na próstata são fundamentais para garantir uma vida saudável e ativa. O câncer de próstata é uma das maiores preocupações da atualidade e o Novembro Azul surge para unir forças a esse cuidado.

Por esse motivo, é fundamental agendar um exame PSA e cuidar do que mais importa: da sua saúde.

 

Saiba mais: O que é e quais os sintomas de osteoporose

Se inscreva na nossa newsletter

e fique por dentro das últimas e principais notícias

Mais notícias

imunidade
Uncategorized

Como fortalecer a imunidade?

Já se perguntou por que algumas pessoas parecem raramente ficar doentes, enquanto outras pegam cada resfriado que aparece? A resposta pode estar na sua imunidade. 

Nossa missão é
cuidar da vida!

Conte sempre com o
Centro Hospitalar São Camilo!

icon tomografia

Resultado exame de imagem

1340095

Resultado exame de laboratório